Canais

Acesso aos serviços Bancários

1. Canais de relacionamento

As instituições financeiras não podem atender a todos os clientes da mesma forma, pois eles se diferenciam em suas exigências de atendimento. Observando essas situações os grandes conglomerados financeiros desenvolveram estratégias de segmentação de mercado, baseados nas características dos consumidores, construindo diferentes canais de relacionamento, diferenciando as através de estruturas atendimento (Exemplo: Agências e portais de internet exclusivos) e produtos e serviços (Exemplo: Fundos exclusivos, talão de cheques personalizados) diferenciados para atender às necessidades específicas dos mais diversos perfis de clientes.
A segmentação dos clientes pessoa física em geral são efetuados através da análise da renda mensal ou do patrimônio em investimentos na própria instituição financeira, e dos clientes pessoa jurídica são efetuados através das análises do faturamento bruto anual.
A seguir descrevemos alguns tipos de segmentos atendidos diferencialmente encontrados na maioria dos grandes grupos financeiros:

2. Canais de atendimento

Os canais de atendimento são os diversos mecanismos e dispositivos que possibilitam o acesso dos usuários e clientes das instituições financeiras aos produtos e serviços, assim como para a realização de operações bancárias.
Os canais podem ser classificados como de operações (Por exemplo: Efetuar transações e movimentações financeiras) ou de informações (Por exemplo: extrato bancário e relatórios consolidados enviado através do correio) ou podemos classificar pela forma de atendimento como atendimento pessoal, auto-atendimento e home banking (Acesso remoto).

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