Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio é instituído no Brasil

Foi instituído nesta sexta-feira (5/5) o Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do Brasil, uma parceria do Banco Central com participantes do mercado de câmbio brasileiro. Este Comitê funcionará como um fórum para discutir questões conjunturais e estruturais deste mercado, sem caráter deliberativo, e tem entre seus objetivos promover a adesão dos participantes do mercado ao Código Global de Câmbio, que reúne os princípios de boas práticas, que será publicado no próximo dia 25 de maio, em Londres.

O Comitê de Câmbio brasileiro buscará garantir que o mercado de câmbio se mantenha alinhado às melhores práticas internacionais e servirá de canal de comunicação entre os diversos participantes do mercado doméstico e o Banco Central. O Comitê também terá interação com comitês de câmbio de outros países e representará os interesses do Brasil em fóruns globais. Integrarão o Comitê pessoas com profundo conhecimento técnico na área de câmbio de bancos, empresas, bolsas, corretoras, associações e federações de classe, além do próprio Banco Central.

O Código Global de Câmbio (FX Global Code) é o resultado de um trabalho de cooperação global que contou com a colaboração do Banco de Compensações Internacionais (BIS), de bancos centrais e de membros do setor privado. Este Código, cuja adesão é voluntária, reúne princípios de boas práticas a serem adotados em todos os países de maneira uniforme, que permitirão um ambiente de maior confiança entre os agentes que operam no mercado de câmbio, favorecendo mercados mais competitivos.

Em sua primeira reunião, na sede do BC em São Paulo, o Comitê aprovou proposta de dar apoio à publicação do Código Global de Câmbio.

Clique para ter acesso à página do comitê na internet.

 

Brasília, 5 de maio de 2017.
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-2808

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *